23.4.07

Terezinha Manczak - artesã


“Tia Júlia usava tiras de pano, lãs de ovelha que ela mesma fiava e aquilo para mim parecia apenas o seu trabalho. Nasci numa família onde quase tudo era feito a mão.”

Mais tarde, o reencontro com a tecelagem:

“Moro em Blumenau desde 1980. Freqüentei cursos de tapeçaria, bordado, desenho, cubismo, óleo sobre tela e vitrinismo. Fiz muito tricô à máquina, costurei em diversos ateliês mas nada me satisfazia profissionalmente. Nos anos noventa, visitei algumas exposições de tecelagem num shopping da cidade e a paixão revelou - se por inteiro. Comecei a procurar quem ensinasse e demorei a encontra, até que a Fundação Cultural de Blumenau passou a oferecer uma oficina, da qual fui uma das primeiras alunas. Concluí que era isso que eu queria fazer. Por uns três anos, entreguei-me de corpo e alma ao aprendizado. Comprei um tear e comecei a tecer em casa, pesquisando, experimentando. Sempre que viajava, visitava lugares onde se praticavam técnicas de tecelagem. Acumulei amostras, recortes e materiais. Também na FCB, fiz um curso de Tapeçaria em Auto-Liço, trazendo mais conhecimento, contribuindo para a evolução do conteúdo programático da minha oficina.”

Terezinha Manczak



Nenhum comentário:

Postar um comentário